Debate Em Tecla

Deve haver toque de recolher para jovens?

A galera sempre teve hora de voltar para casa, mas eram os pais que determinavam tal hora, agora, é a polícia quem determina.
Algumas cidades brasileiras adotaram o sistema de toque de recolher em Outubro de 2009, ou seja, não tem muito tempo.
Mais de 20 cidades já adotaram, e muitas estão estudando essa possibilidade. Cuidado, a sua pode estar na lista, já pensou?
Resumindo, é assim que funciona:
Menores de 18 anos flagrados nas ruas após as 23 hrs., são levados para casa ou detidos até que os pais os busquem.
Essa lei, visa reduzir a criminalidade entre os jovens e, consequentemente, á noite.
Será que assim que deve ser feito?

Prós:
  1. Com os menores em casa mais cedo, diminui o risco de contato com as drogas, bebidas alcoólicas e pessoas de índole criminosa.
  2. As estatísticas comprovam que essa medida reduz o número de crimes envolvendo jovens. Com dados de até 95% de redução de criminalidade.
  3. Com o toque de recolher, evita-se que quem estuda à noite mate aula para ficar andando nas ruas. Para os que estudam de manhã, o efeito também é positivo, já que os jovens dormem mais cedo, acordando dispostos no dia seguinte.
  4. Essa lei é adotada com sucesso no exterior. Em San Antonio, no Texas, o número de vítimas jovens caiu 84% com a medida.
Contras:
  1. É óbvio que, com menos pessoas nas ruas, o índice de criminalidade cai. Mas o problema da insegurança continua. Em vez de tirar os jovens da rua, devia-se tornar a rua mais segura para que os jovens possam frequenta-las sem problemas.
  2. Repressivo, o toque de recolher fere o direito de ir e vir do joven, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Impor essa norma significa criminalizar o jovem somente pela sua presença no espaço público, o que é um absurdo.
  3. Com essa lei, os jovens crescem numa espécie de "bolha social", sem contato com a realidade à sua volta. Impedindo o aspecto essencial da vida, a socialização.
  4. No Brasil, a medida só faz sentido em casos específicos e, ainda assim, deveria ser adotada só temporariamente, por exemplo, quando há uma onda de violência em uma cidade pequena.
 Já temos os prós e contras, agora é com você!
O que acha dessa lei que já tem 3 meses de duração e pode se concretizar em mais cidades?
4 Debateram:

Os contras são gritantes, é obvio que é uma medida represária e que a longo prazo não vai adiantar de absolutamente nada.
Os nossos queridos governantes têm essa débil ideia de medidas que maquiam uma coisa muito maior e pior!


É bom tentar né, quem sabe se vai dar certo ou errado? Estamos no caminho!!


eu acho que a 3 da ''contras'' esta meio errado porque os jovens podem sair de casa de dia quando tem menos perigo nas ruas e assim não ficar nessa tau de ''bolha social''


mas porque ira ajudar as pessoas que estudam de noite e que as aulas acabam as 22:30 e o toque de recolher normalmente começa as 23h?


Postar um comentário

Se expresse, mas tenha bom senso para escrever algo útil e que, realmente, passe o que deseja dizer.

Escreva seu email:

Blog Debate em Tecla